ConectaImobi 2014 - Resumo completo do evento de marketing imobiliário

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ConectaImobi 2014 - Resumo do evento de marketing imobiliário!

Os principais assuntos abordados nas palestras que marcaram essa edição do evento que reuniu mais de 2 mil participantes

| Dimmy Carter

No último dia 9 de abril (quarta-feira), São Paulo (SP) recebeu um dos mais importantes eventos de marketing imobiliário do país, que reuniu milhares de profissionais do setor imobiliário para um dia de palestras sobre as tendências e a atualidade do mercado imobiliário. O Conecta Imobi 2014 contou com a participação de ilustres palestrantes, que puderam compartilhar sobre temas ligados ao marketing digital, tecnologia e relacionamento. 

Mais de 800 pessoas participaram presencialmente e mais de 1200 online. Com um público vindo de 22 estados e ainda do exterior, o evento propiciou a exposição do que há de mais moderno no mercado de marketing digital e puderam ver de perto, no "Salão Conecta", o que a tecnologia oferece de inovador para o mercado imobiliário. 

E nós estávamos lá para conferir de perto como pensam nossos clientes, e como podemos ajudá-los a potencializar os resultados com as nossas soluções de tecnologia para o mercado imobiliário. Confira abaixo o resumo das palestras do time de grandes especialistas do mercado e inove o seu modo de vender imóveis: 

Panorama nacional e internacional do Marketing Imobiliário

Lucas Vargas, vice-presidente comercial do VivaReal, começou a série de palestras apresentando o cenário do marketing digital no mercado imobiliário do exterior e em seguida do Brasil:

  • 41% da população mundial é internauta (2,9 bilhões);
  • A internet é a fonte mais utilizada para informação sobre imóveis nos EUA;
  • 90% dos corretores americanos preferem usar a internet para vender imóveis;
  • O Brasil tem 105 milhões de usuários na internet;
  • A internet já é a segunda maior fonte de informação para os brasileiros;
  • Para jovens de até 25 anos já é a primeira;
  • Em quatro anos, a internet móvel cresceu 20% e o investimento publicitário online 31,8%;

O mercado imobiliário se rendeu a força da internet. Segundo dados do Google em 2013, 12 milhões de usuários únicos acessam sites imobiliários, por mês. A internet tem peso nas decisões de busca por imóvel de 95% das pessoas e 80% dizem que anúncios online aumentam o conhecimento sobre imóveis. 

A demanda está muito superior à oferta de empresas e profissionais, na internet, ou seja, ainda há muito espaço para crescer investindo no marketing digital imobiliário. Atualmente, de 15 a 20% das empresas investem na internet, e em novas mídias:

  • Site e blog;
  • Portais imobiliários;
  • Redes Sociais;
  • Otimização do site nos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc).

E utilizam novos meio de contato para captar, negociar e vender imóveis: 

  • E-mail;
  • Celular e SMS;
  • Chat online;
  • Redes Sociais.

Com esses novos recursos, o atendimento passou a ter mais flexibilidade e praticidade. O corretor passou a investir no relacionamento com o seu cliente, cercando-o de todos os lados com mensagens, ligações e encontros decisivos e definitivos.

Leia mais sobre bons motivos para a sua imobiliária ter uma Fan page na maior rede social do mundo, o Facebook

Mídia com melhor retorno e novo perfil de corretor de imóveis 

O que antes da internet era executado com limitações e burocracia, depois da internet passou a ser prático e acessível. Encontrar o imóvel dos sonhos do cliente com mais eficiência se tornou possível graças aos novos recursos visuais: galeria de fotos, vídeos e detalhes do imóvel em um lugar só, acessível a qualquer momento. 

Com isso, o corretor adotou uma nova postura, se tornardo mais técnico e eficiente, prestador de consultoria e serviços, investe no atendimento e agrega valor aos seus clientes. 

Você sabe divulgar seus imóveis na internet?

Diego Simon já se reuniu com mais de mil imobiliárias em todo o Brasil e concluiu que é necessário orientar o mercado sobre a "divulgação inteligente" dos imóveis na internet. E com uma metáfora do mercado imobiliário com a era dos dinossauros, o vice-presidente de marketing corporativo e co-fundador do portal VivaReal, compartilha técnicas infalíveis dos anúncios que vendem:

6 técnicas que você pode usar hoje para atrair mais clientes

O princípio de Pareto é o ponta pé: 20% de ações eficientes no site e nos portais imobiliários para conseguir 80% de resultados (contatos/vendas). Para começar você precisa refletir se esse princípio faz parte do cotidiano de trabalho da sua imobiliária, para então atrair seus clientes com:

  1. Fotos com qualidade. De 0-5 fotos: 50% menos contatos | 10 ou + fotos: 35% mais contatos | Ideal: 12 fotos;
  2. Preparação do imóvel. Peça para o proprietário arrumar o imóvel, mas esteja preparado para fazer você mesmo;
  3. Descrição e campos completos. O objetivo da descrição é cativar o comprador. Imóveis com descrição detalhada recebem 90% mais contatos;
  4. Localização e mapeamento. Imóveis com endereço completo recebem 84% mais contatos, em relação aos imóveis com ome da rua (53%);
  5. Atendimentos diferenciais.  Agilidade é fundamental, organização, disciplina e empatia. E o ápice da palestra: tenha um bom sistema de gestão, e use!
  6. Sites e portais imobiliários. Teste e compare o retorno, invista na qualidade dos anúncios, na integração automática e monitore o retorno do seu investimento.

8 dicas para vender com Exclusividade

  1. Apresentação da imobiliária. Conquiste o interesse do cliente proprietário, mostre que você é especialista na região e no tipo de imóvel que será trabalhado. Apresente cases de sucesso;
  2. Fotografia profissional. Ofereça a fotografia profissional como um diferencial;
  3. Vídeo profissional é a "sacada":


     
  4. Use o Google Maps e Earth. A geolocalização tem um poder incrível na divulgação do imóvel;
  5. Tenha aplicativos no smartphone que vão facilitar o atendimento;
  6. Invista na divulgação premium. Coloque seus exclusivos em evidência;
  7. Faça parcerias. E potencialize os seus resultados;
  8. Mantenha o proprietário informado. Apresente relatórios de Interess de clientes, Divulgação do imóvel etc. 

Leia mais dicas para garantir o sucesso na venda de qualquer imóvel.

10 ferramentas digitais para o mercado imobiliário

O publicitário Rafael Landa reuniu ferramentas úteis para o corretor e focou na importância de fotos e vídeos com qualidade.

  1. Pano - fotos panorâmicas para smartphones e tabletes 

O aplicativo ajuda o corretor a fotografar espaços apertados ou vistas amplas que normalmente não caberia em uma foto. 

Baixe o aplicativo, aqui.

  1. Pixlr - editor de fotos online

Com o editor de imagens online e gratuito, você pode fazer ajustes que farão toda a diferença na qualidade das suas imagens. Mas é claro que se a foto foi mal tirada, o Pixlr não fará milagres. 

Acesse o editor, aqui.

  1. Image Batch - marca da'água nas fotos

Proteja a autoria das suas imagens. O programa insere de uma vez a marca d'água  nas suas fotos, mas você precisa escolher um ponto estratégico da imagem para não prejudicar a visualização. O logotipo não é para propaganda, mas para assegurar a sua marca, autoria daquela imagem, o imóvel é a propaganda. 

Baixe o programa, aqui.

  1. Stupeflix - site para criação de vídeos

 Crie vídeos dos seus imóveis de maneira rápida com recursos simples ou avançados, que vão fazer toda a diferença na hora da apresentação. Você pode proporcionar aos seus clientes uma primeira impressão positiva e empolgante, usando os recursos audiovisuais! Confira o tutorial que o Guru do Imóvel fez sobre essa ferramenta e comece já.

Acesse o site Stupeflix, aqui.

  1. Wordpress - Blog gratuito

Crie conteúdo para download, com as imagens e vídeos dos imóveis. Enfim, reuna todo o seu conteúdo interessante para o seu cliente e disponibilize em uma página na internet. Personalize seu blog com os mais de 200 modelos de layout e divulgue o seu link!

Acesse o site, aqui

  1. Máquina de títulos

Inovador é como defino esse programinha desenvolvido pelas agências de marketing digital Rock Content e RD Station. O gerador de títulos para o seu blog vai ajudar você a encontrar não somente títulos para os posts, mas temas. Basta colocar 3 palavras-chave somente. 

Acesse a Máquina de títulos, aqui.

  1. Aweber - disparador de e-mail marketing

O e-mail marketing está com tudo no marketing digital e você pode aproveitar para fazer algo diferente de simplesmente enviar imagens dos imóveis e endereço. O serviço é pago, mas garante o retorno do investimento imediato! Você terá mais de 600 modelos de e-mails e ainda tem a possibilidade de criar formulátio para captação no seu blog. 

Acesse o Aweber, aqui

  1. Instapage - criador de landing pages (páginas de destino)

A landing page tem sido uma estratégia muito usada por quem investe em marketing digital, justamente porque atrai usuários, possíveis clientes, para o destino de interesse do estrategista. Você poderá despertar o interesse do seu usuário em um novo imóvel ou post, e ainda captar e-mails para a sua estratégia de e-mail marketing. 

Acesse o Instapage e teste com a versão free, aqui.  

  1. Wufoo - formulários online e gratuitos

Com o criador de páginas de formulários online você consegue mais conteúdo de seus usuários, clientes e realiza pesquisas para entender o mercado imobiliário. 

Acesse o site, aqui

  1. CamCard - leitor de cartão de visita

Se você tem problemas em guardar os cartões de visita em um lugar onde sempre ficará organizado e acessível, conheça o leitor de cartão de visita CamCard. Com ele você lê o cartão em apenas 1 segundo, com uma foto e todas as informações estarão slavas em seu celular. O aplicarivo também lê cartões em lote, QR Code e assinatura de e-mail. 

Baixe o aplicativo, aqui.  

E ainda teve o bônus

O gente boa do Rafael Landa ainda compartilhou conosco sobre dois aplicativos super interessantes para o momento a visita ao imóvel. O SunSeeker, vai ajudá-lo a responder a famosa pergunta: "De que lado o sol bate pela manhã? E de tarde?". O aplicativo sugerido é pago, mas você poderá baixar gratuito um similar que foi compartilhado para Android e outro para Apple.

Já o aplicativo Magic Plan foi indicado para você medir os ambientes do imóvel e dar o valor das medidas na hora, e assim ter a planta do imóvel. Baixe o aplicativo, aqui

Leia mais sobre aplicativos ideais para o celular smartphone de todo corretor de imóveis

Case com seu cliente antes que a venda os separe

Guilherme Machado é um corretor excepcional, e tem se dedicado a influenciar o mercado imobiliário com o Movimento Quebra-Regra que propõe um jeito irreverente e original de gerar resultados em vendas. E por isso, a palesta rendeu muitas risadas, mas principalmente buscar estratégias mais humanas de vender, investir no relacionamento com o cliente. Até porque, no caso dele deu em casamento mesmo (risos). 

Confira  vídeos sobre os temas ligados ao relacionamento com o cliente, que Guilherme gravou em outros momentos para complementar as imagens da apresentação usada no Conecta Imobi: 

Saiba como utilizar os portais imobiliários a seu favor

Para abrir a série de palestra do período da tarde, Diego Simon começou o seu segundo tempo falando sobre os resultados positivos que podemos alcançar com os portais imobiliários. 

A mídia com o melhor custo benefício do mercado, proporciona estatégias competidoras como colocar os imóveis bem posicionados nos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc) e ainda integrar ao site da imobiliária, o que permite uma divulgação simultânea e eficaz. 

Diego compartilhou dicas importantes para saber comparar os resultados dos portais. E saber identificar qual é o foco do portal: imóveis ou classicado geral; atuação na internet ou outras mídias; e se ele tem presença local ou nacional, faz parte do processo de mensuração.  

Dentre outros indicadores de resultados dos portais imobiliários, saber qual é o tempo médio de visita nesse site, e o número de páginas visitadas, vai mostrar se ele é bem quisto.

Os anúncios de qualidade é que geram retorno
 


 

A qualidade dos anúncios precisa ser levada a sério. O uso de boas imagens, um título atraente, descrição o mais claro e completo possível e informe o preço - pois é o que mais interessa o cliente! Endereço e os detalhes do contato também são fundamentais em um anúncio de qualidade. 

Calcule o retorno de investimentos bem feitos

Você precisa regular seus investimentos de acordo com os resultados. Existem duas maneiras de calcular o retorno:

CPC e CPN. O cálculo Custo por Contato (CPC) considera quanto foi investido em cada clientes conquistado pelo anúncio. Por exemplo, foram investidos R$ 1.000,00 e um retorno de 100 clientes. Logo, cada cliente custou R$ 10,00 para a imobiliária. 

Já o Custo por Negócio (CPN) considera a venda. Os mesmos R$ 1.000,00 investidos e um retorno de 5 vendas geraram uma comissão de R$ 50.000,00. Logo, cada venda (de valor R$ 10.000,00) custou somente R$ 200,00 para a imobiliária. Sendo assim, 2% da comissão paga o investimento feito pela imobiliária. 

Tenha um Sistema de Gestão integrado ao site e principais portais imobiliários! Saiba mais!

Você é o que compartilha

Dentre os ínumeros slides repletos de conteúdo sobre a atualidade, Gil Giardelli, o dono da frase acima, alerta: "A troca de dados em 2014 será 133 vezes maior do que todo o tráfego de dados entre 1980 e 2010". O que inaugura a Era do Conhecimento, tomando o lugar da Era da Informação. 

Mas ele também alerta que no Brasil ainda falta integração desses dados, afinal, "nenhum de nós é tão inteligente quanto nós todos juntos". E não dá para ficar "em cima do muro". 

O que devemos entender então, é que o pensamento hoje deve estar em rede, e usar disso para garantir o sucesso do negócio. Ao usar a "comunidade do conhecimento", como ele definiu, você consequentemente conquista um ganho coletivo com a consolidação de conhecimento.  

É necessário entender essa comunidade onde a crise de identidade e modas como a sindrome do "Selfie" refletem uma sociedade onde 36% dos jovens trocariam um carro por tecnologia, e empreendimentos estão morrendo por não aderirem sua faceta digital. Ao mesmo tempo, estamos mais tristes, e em vez de PIB (Produto Interno Bruto) precisamos mensurar nosso FIB (Felicidade Interna Bruta).

Já não se fala mais sobre B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), o H2H (Human to Human) é a nova maneira de transação comercial em que pessoas vendem para pessoas. Então, já não oferecemos mais serviços, mas soluções e conteúdo para ser útil no cotidiano da vida do meu cliente. 

A era dos Drones, novos empregos e o novo ouro

  • Até 2015, mais de 70% dos processos de inovação nas organizações vão ser gamificados;
  • TCU usará Drones para monitorar as grandes obras;
  • Cada emprego que acaba pela ruptura digital, surgem 2.6;
  • Estamos no tempo das Startups, em que o executivo arrisca em uma ideia e ganha milhões de um investimento barato;
  • Altruísmo é a palavra do século XXI; 
  • "O grande sonho é trocar dinheiro por um sentido de vida";
  • Os 4 C's: Conhecimento, Colaboração, Comunidade, Comércio e Cidadania;
  • A colaboração é o novo ouro.

O perfil do novo consumidor no mercado imobiliário

O especialista em Marketing, Leonardo Assis, trouxe aos profissionais do mercado imobiliário a realidade de um novo perfil de consumidor, que cada vez mais se digitaliza e quer encontrar em seu mundo digital informações de imóveis para comprar, vender ou alugar. 

O consumidor de hoje é:

+ Conectado

São 108 milhões de pessoas conectadas, e 13,5 milhões de clientes passam pelos sites imobiliários. Estão mais tempo online: 18 horas por semana e 60% do processo de compra é online. 

Cada vez menos a publicidade na TV tem chamado a atenção dos consumidores: 50% acessam a internet durante um comercial. Já são 70 milhões de pessoas usando smartphones e 83% leem informações de imóveis no smartphone. 

+ Informado

Com a facilidade de acesso pelos smartphones, já são 500 milhões de buscas por imóveis, sendo que 16% das buscas são mobile no Brasil. 

Em 2011, 60% dos usuários pesquisaram online antes de entrar em um site imobiliário. Hoje, esse número aumentou para 71%. 

+ Social

O poder das redes sociais no processo de pesquisa e as recomendações ajudam a encurtar o processo de compra. 64% dos interessados em imóveis já assistem vídeos no YouTube para obter mais informação, 25% das mulheres ouviram depoimentos de amigos, parentes e conhecidos, já 26% dos homens ouviram depoimentos de um especialista. 

O futuro do marketing imobiliário

Nesse segundo momento, Lucas Vargas, que é especialista em vendas na internet e no mercado imobiliário, abordou sobre as novas estratégias de marketing para atrair os clientes, como um imã.

Imagine como vender para uma sociedade em que 100% das pessoas têm acesso a internet de alta velocidade. Porque essa é a tendência a se tornar realidade em breve, numa sociedade em que a visão se une à tecnologia e mistura a realidade ao online.

Você conseguiria imaginar um robô avatar visitando o apartamento decorado? Pois então, prepare-se para isso, porque os "voadores" já estão sendo cogitados para mostrar a região do empreendimento e em breve estarão sobrevoando terrenos próximos a sua casa.  

A previsão é de que em 13 anos o jornal impresso seja extinto das capitais brasileiras. Na Coreia do Sul, 100% das pessoas já têm acesso à internet de alta velocidade. 

A tendência para os próximos 5 anos

  1. O fim da busca de imóveis puramente offline;
  2. A busca de imóveis será cada vez mais móvel;
  3. O uso da realidade aumentada para visitar imóveis;
  4. As compras serão cada vez mais sociais;
  5. Big data permitirá conhecer a fundo o comprador de imóveis.

Marketing de performance para vender imóveis

Para falar de algo que todo profissional do mercado imobiliário quer: aumentar e gerenciar seus contatos, Mariana Ferronato, gerente de marketing do Viva Real, começa com dados pra lá de "animadores" para não dizer outra coisa.

Segundo pesquisa da Inteligência VivaReal, 71% das pessoas que buscam imóveis afirmam que não receberam resposta pelo menos 1 vez. Mas ainda assim, 82% dos corretores querem receber mais contatos. Desconexo não é mesmo? 

No Funil de vendas, dentre mil visitantes, 10% fazem contatos (100) e somentes 3% fecham a venda (3). Mas será por quê? Mariana pontua: 

  • Demora no atendimento;
  • Preconceito (cliente não tem dinheiro);
  • Diretor não sabe (e não cobra) o volume de contatos recebidos;
  • Foco no hoje

Sobre os clientes Mariana destaca:

  • 73% ainda não estão prontos para a compra;
  • Apenas 10% das pessoas podem comprar agora;


Leia mais sobre atitudes comuns na hora do cliente comprar um imóvel.

A solução é não espantar quem ainda não está preparado para comprar

Capte os contatos em seu site através de banners e landing pages que vão despertar o interesse desses clientes. Disponibilize um Simulador de Financiamento, um sistema inteligente qeue cruza os perfis de imóvel e cliente interessado, e aumento os pontos de contato com e-mail/formulário, chat e redes sociais. 

Sobre os anúncios Mariana também reforçou que a Descrição, Preços, Boas fotos, Localização e Infraestrutura devem fazer parte de um bom anúncio no site. Vídeos educacionais e Guias Educativos (e-books) são ótimas ferramentas de captação de clientes.

Mas o destaque da palestra ficou para o conteúdo nos blog e páginas da imobiliária, para obter-se um bom posicionamento no Google e outros buscadores. Escreva o que tem sido buscado pelo público, realize pesquisas para entender esse público e oferecer o melhor conteúdo. 

"Nutrindo" bem esse público você somente passará os contatos para a equipe de venda no momento em que eles estarão preparados para serem "convertidos" em uma venda.  

Jogada de mestre - pra fechar o evento

O homem que tem uma tatuagem em seu braço com a frase: "Amo ser corretor", fechou esta edição do Conecta Imobi falando muito sobre o trio: Incorporadora/ Construtora + Parceiro / Comercial + Agência de Marketing. 

Para Guilherme se você consegue integrar as habilidades e competências desses três "atores" você consegue vantagem competitiva do seu produto. 

Para alavancar e "zerar" o lançamento ele pontua ações como:

  • Meeting de vendas;
  • Brunches exclusivos;
  • Convenção de vendas;
  • Campanha de lançamento;
  • Campanha de manutenção;
  • Relacionamento.

Confira o vídeo com os melhores momentos do ConectaImobi 2014

 

 

Dimmy Carter Diretor Comercial da Via Net, graduado em Gestão Comercial é especialista em consultoria de tecnologia para redes e imobiliárias.
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