Gerar e enviar boletos bancários automáticos por e-mail é prático e sustentável

Mercado Imobiliário

Boletos bancários automáticos por e-mail: agilidade e sustentabilidade

E garante às imobiliárias segurança, praticidade e eficiência na cobrança dos aluguéis

| Dimmy Carter

Nunca foi tão falado sobre ações de sustentabilidade como nos dias de hoje. E mudar atitudes tradicionais para adaptá-las às novas legislações, e comportamentos ecologicamente corretos, é uma realidade também na parceria: mercado imobiliário e tecnologia.  

Embora esteja conquistando espaço no cotidiano das empresas, o envio de boletos bancários automáticos por e-mail é uma ação que podemos considerar sustentável por dois motivos.

  1. É automático: por isso, otimiza o tempo e ainda os custos operacionais com materiais e mão de obra. O serviço, que geralmente levaria em média duas semanas para ser concluído, pode ser facilmente realizado em um ou dois dias - de acordo com a dinâmica de trabalho do responsável pelo envio das mensalidades.
     
  2. Pode ser enviado para o e-mail do cliente: com isso, a economia de papéis - além de reduzir custos - colabora com as ações de preservação do meio ambiente. Para cada tonelada de papel economizada, são poupadas 32 árvores de pinus e três de eucalipto, e ainda economiza-se 100 mil litros de água.

Além disso, com o Internet Bank, o pagamento das mensalidades ficou mais prático e rápido, e está cada vez mais seguro com ações e legislação em prol da segurança das informações na web.  

Envio de boleto bancário por e-mail é uma atitude ecológica

Sistema de Gestão de Aluguel Fantástiko, gera o boleto bancário na própria plataforma de trabalho e envia automaticamente para o e-mail do cliente. E não é somente a segurança do pagamento o motivo pelo qual o serviço tem se tornado cada vez mais comum. A consciência com o meio ambiente tem levado muitos a trocarem o papel pelo e-mail como explica o consultor ambiental, Eduardo Lourenço: 

“Em 25 anos a sociedade evoluiu mais o seu pensamento ambiental, do que em 100 anos do século passado, o que demonstra uma grande preocupação e cada vez mais o conformismo ao estilo de vida voltado para a proteção do meio ambiente”.

A princípio, toda ação de sustentabilidade provoca desconforto, até se tornar algo comum leva um tempo de adaptação. "Uma ideia eficiente no interpretar popular, é aquela que não altera a rotina das pessoas e gera resultados positivos imediatos. Entretanto, a boa ideia ambiental deve ser vista sob um outro foco, onde conseguimos enxergar que ações ambientais resultam em um bem comum à todos e que seus benefícios são gradativos", ressalta Eduardo.

Felizmente, tenho percebido essa visão pelas imobiliárias por onde eu passo. Os clientes das imobiliárias que utilizam o Fantástiko, estão adeptos a receberem suas mensalidades por e-mail, como é o caso da imobiliária Invest Bens Imóveis.“Trabalhamos somente com o envio por e-mail, pois, a aceitação de nossos clientes é ótima e tendo em vista a economia do papel é uma ação positiva para o meio ambiente. Além disso, é um serviço que colabora com melhorias no atendimento ao cliente e traz praticidade aos processos administrativos”, afirma Mateus Hosken, diretor da imobiliária. 

A praticidade do envio de boleto por e-mail 

A auxiliar administrativo da Evilásio Imóveis, Wélica de Fátima, conta que, antes de contratarem o Sistema de Gestão de Aluguel Fantástiko, todo dia “10” do mês era cansativo e estressante. Usava diversas planilhas para o controle de mais de 500 imóveis, além de ter que conferir um por um para liberar o boleto no sistema do banco e depois dar baixa em cada mensalidade de aluguel. “Conferia um por um para ver se tinha algum lançamento para o mês seguinte ou reajuste no valor do aluguel. Depois fazia outra planilha para enviar os boletos, entrava no sistema do banco e enviava uma por uma, tendo que discriminar valor por valor. Quando o inquilino efetuava os pagamentos, dava baixa em cada um, e gastava o restante do mês com essas baixas”.

Há pouco mais de um ano a rotina do dia "10" mudou, e Wélica tem a tranquilidade e praticidade para "dar baixa" nas mensalidades, sem ser necessário perder uma semana inteira com essa atividade. Além disso, a maioria dos clientes efetuam o pagamento pela internet, diminuindo cada vez mais a demanda a ser enviada para os Correios. 

“Hoje está tudo mais prático e simples. Posso começar a conferir as mensalidades no dia 9 que no outro dia já está tudo pronto. Enviamos a maioria dos boletos por e-mail, os clientes que aderiram a essa opção estão satisfeitos, pois, ela trouxe agilidade e eficiência aos nossos atendimentos”, conclui Wélica.

Falando em praticidade, no nosso sistema, além do boleto ser gerado automaticamente a partir das informações no cadastro do Contrato de Aluguel e Desconto e Acréscimo, a 2ª via dele também é disponibilizada para ser quitada em qualquer banco. 

As imobiliárias devem "explorar" positivamente a atitude ecológica

Algo muito interessante para as imobiliárias que utilizam o serviço de envio do boleto por e-mail, é que existe uma publicidade muito positiva em torno disso. Além de mostrar ao cliente que a imobiliária trabalha com tecnologia de ponta, reforça a credibilidade do compromisso com a sustentabilidade, que não é comum no mercado de trabalho.

Um bom exemplo do que estou querendo dizer é a publicidade que a empresa de telefonia OI criou, para dar ao cliente a opção de receber a mensalidade pelo e-mail. A palavra "sustentabilidade" acompanha a frase: "Você dá um OI pro meio ambiente e usa o papel pro que realmente vale a pena", e é ilustrado por esse ícone verde (imagém à direita) que contém um pinheiro e um coração vetorizados. 

Colocar slogans com ícones de sustentabilidade também são válidos para mostrar aos clientes mais esse diferencial da imobiliária. Outra estratégia, que destaco novamente da OI, é mostrar para o cliente quanto tempo ele gasta para quitar a mensalidade. Com um infográfico a empresa mostra o trajeto e o tempo que o boleto leva para chega ao cliente com o método digital e o tradicional.  Veja como além de sustentável é prático, evita gastos de tempo e outros recursos que são desperdiçados com o envio do boleto de papel.

 

Usando essas ideias você ganha ainda mais: 

  1. Ajuda o meio ambiente;
  2. Economiza os gastos com papel;
  3. Otimiza o trabalho sem ter que contratar mais funcionários para esse seviço;
  4. Não corre o risco de perder informações;
  5. Desafoga o setor para melhorar o atendimento ao cliente;
  6. Ganha pontos na publicidade!

Contrate o Sistema de Gestão de Aluguel Fantástiko

Dê a sua opinião sobre esse tema. Deixe seu comentário logo abaixo!

Dimmy Carter Diretor Comercial da Via Net, graduado em Gestão Comercial é especialista em consultoria de tecnologia para redes e imobiliárias.
/Dimmy Carter
/Dimmy Carter
Divulgue este artigo
Orçamento online Contamos com consultores especializados em encontrar a melhor solução.
@vianetbrasil Via Netem Google+
© Copyright 2017 - Via Net Brasil. Todos os direitos reservados.