O Mercado imobiliário vai quebrar depois da Copa do Mundo de 2014?

Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário "quebra" depois da Copa do Mundo 2014?

Entenda porque você pode ser otimista sobre o futuro dos negócios imobiliários, pós Copa do Mundo

| Dimmy Carter
O mercado imobiliário

Você pode ter ficado em dúvida quando leu o título: "O mercado imobiliário quebra depois da Copa?". Mas já vou logo saciar a sua curiosidade dizendo que não. O mercado imobiliário não vai quebrar. É fato que a Copa do Mundo valoriza o preço dos imóveis, e por isso, acredito que a estagnação dos valores é uma tendência quase real.

Por exemplo, imóveis de R$ 500mil continuarão a valer esse preço, já os imóveis de R$ 1milhão para cima provavelmente sofrerá uma queda para ser mais competitivo no mercado.  Mas acredito que não veremos imóveis sofrendo quedas de preços considerativas. Até quatro anos atrás os imóveis estavam desvalorizados, hoje não mais, independente da Copa do Mundo de 2014.

Existem alguns motivos para ser otimista em relação ao futuro do mercado imobiliário. O crédito imobiliário, por exemplo, bateu recorde. De janeiro a setembro deste ano, cresceu 35,4%, em relação ao mesmo período do ano passado, e teve o melhor semestre da história.

Ainda existe um caminho amplo a trilhar, por exemplo, na participação do PIB brasileiro. Especialistas acreditam que dentro de 20 anos os negócios imobiliários atinjam a marca de 50% do PIB. O mercado imobiliário está engajado, para continuar firme com suas atividades em constante crescimento para muitos anos depois da Copa do Mundo. 

Outra novidade animadora é que o FGTS vai cobrir imóveis de até 750 mil. Com o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) os compradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal vão aumentar suas possibilidades de compra, que antes era de até 650 mil.

Um ponto forte para não desanimarmos é o que o especialista Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora, citou em uma matéria ao Portal VGV: “a queda nas taxas de juros e consequente redução da rentabilidade das aplicações financeiras, certamente farão aumentar a busca por imóveis residenciais e comerciais como alternativa para obtenção de maior rentabilidade”.

Alexandre também está otimista e afirma que o mercado imobiliário terá forte expansão até 2015.  As pesquisas e dados do Banco Central também apontam para isso, confira o gráfico que mostra a participação do crédito imobiliário do PIB brasileiro.

Participação do crédito imobiliário no PIB          

À medida que recursos, facilidades e situações tornam o negócio imobiliário atrativo, tornam também a procura mais intensa. Por isso, estou otimista e atento às respostas do mercado imobiliário. 

Investimento seguro é no mercado imobiliário

É fato que imóveis em regiões estratégicas e pontos turísticos para a Copa do Mundo 2014 estão valorizados. Principalmente o setor de hotelaria, que está a todo vapor para receber os turistas, levantando grandes empreendimentos.

Mas sabemos que não existe investimento mais seguro que o feito em um imóvel, então não é possível que os valores despenquem depois da Copa. O que despencou, na verdade, foi o investimento na bolsa de valores, por exemplo - como reflexo de uma crise econômica em escala mundial. Este tempo é denominado por Marcelo Apoli do Exame.com de “tempo das vacas magras”.  

Definitivamente não vivemos isso no mercado imobiliário, pois, todos brasileiro sonha com sua casa própria e a moderação dos preços, aliada às facilidades de compra, garante tempos de crescimento e estabilidade.   

Como parceiros de redes e imobiliárias, estamos otimistas e acompanhamos a trajetória do mercado imobiliário até mesmo para oferecermos estratégias de vendas e crescimento, por meio das ferramentas do Sistema de Gestão para Imobiliárias, e também do nosso Especial Imobiliária.    

O que você achou desse tema? Dê a sua opinião, deixe seu comentário! Leia também os novos números sobre o crédito imobiliário, clique aqui!             

Dimmy Carter Diretor Comercial da Via Net, graduado em Gestão Comercial é especialista em consultoria de tecnologia para redes e imobiliárias.
/Dimmy Carter
/Dimmy Carter
Divulgue este artigo
Orçamento online Contamos com consultores especializados em encontrar a melhor solução.
@vianetbrasil Via Netem Google+
© Copyright 2017 - Via Net Brasil. Todos os direitos reservados.